terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Tubarão Baleia


O tubarão baleia habita os oceanos tropicais e de água quente. Sendo pelágico e uma espécie geralmente solitária, agrega-se de forma sazonal para alimentar-se em várias costas com alimentação abundante, como o recife de Ningaloo na Austrália, em Pemba, Útila , Honduras, Donsol, Filipinas e Zanzibar na costa do leste da África. Seu habitat fica restrito a aproximadamente 30° de latitude desses locais.
Os
machos convivem em distâncias maiores que as fêmeas, que normalmente tendem a permanecer em locais fixos.

A pele destes peixes é marcada como um “tabuleiro de damas” de pontos claros e listras amarelas. Estes pontos são específicos em cada indivíduo, de modo que podem ser usados para identificar cada animal e fazer uma contagem exacta da população.
Sua pele pode ter até 10 cm de espessura. O tubarão tem duas
barbatanas dorsais. A cauda de um tubarão-baleia tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando adulto a diferença diminui. Os espiráculos do tubarão encontram-se justo atrás dos olhos.
O tubarão-baleia não é um nadador eficiente; o corpo inteiro está em movimento quando o animal nada. O resultado deste movimento, que é muito incomum para tubarões, é uma velocidade média ao redor de 5 quilómetros por hora.

Tubarão Azul


O tubarão azul ou tintureira (Prionace glauca) é um tubarão da família Carcharhinidae, que se pode encontrar nas zonas profundas dos oceanos (até 150m de profundidade), em águas temperadas e tropicais.
Conhecido como uma das espécies de tubarão com maior capacidade
migratória : um espécime monitorado perto das águas do estado de Nova Iorque foi recapturado perto da costa do Brasil
.
Como é um tubarão oceânico, tem carácter
oportunista (o que o coloca quase perto do galha-branca-oceânico em termos de perigo para náufragos e mergulhadores), podendo seguir navios para comer detritos
jogados na água.
Tem o hábito de formar pequenos grupos para migrações, suas
presas mais frequentes são: peixes, lulas, pequenos canções, caranguejos, aves marinhas e crustáceos
.
Seu tamanho pode chegar a 4m e 240kg, no total, mas normalmente não passa dos 2,5m e 70kg (algumas fontes na literatura dizem já ter sido encontrados exemplares com mais de 6m de comprimento). Possui corpo esguio e
focinho longo e pontudo. Dentes triangulares, pontudo e serrilhados e curvados na mandíbula superior, em várias fileiras. Possuem a coloração azul-escuro no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. As pontas das nadadeira costumam ser mais escuras.

Tubarão Branco

O tubarão branco está em risco de extinção. Com um canibalismo intra-uterino, os embriões começam a competir já dentro do útero, comendo os irmãos. Tal comportamento faz com que nasçam poucos filhotes, mas fortes e grandes para reprimir os eventuais predadores. Tido como peixe de águas tropicais, demonstrou que prefere o frio. Nada para as áreas de procriação das focas e leões em águas rasas, em praias de clima temperado e subtropical.O seu local de acasalamento é desconhecido. É curiosa sua ausência em águas do sul do Brasil e Patagónia, onde há correntes de águas frias e grandes concentrações de focas e leões marinhos. É possível que , devido á presença da Baleia Orca, hipótese que, se confirmada, significa que ambos fazem divisão de território. Num episódio real, uma das grades de aço onde estava um mergulhador escapou por cerca de 1 minuto, mas o mergulhador escapou ileso, o que demonstra que nem todos os indivíduos são automaticamente violentos. Os mais ferozes não esperam nem 1 segundo para saltar sobre uma isca, porém, a maioria espera vários minutos, as vezes até 2 horas para tomarem uma decisão.

Tubarão Martelo


O tubarão martelo (Sphyrna) é um género de tubarão, característico pelas projecções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.
O tubarão-martelo é um predador agressivo que consome
peixes, cefalópodes, raias e outros tubarões. Ocorre em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataforma continental
. São animais gregários que se deslocam em cardumes que podem atingir 100 exemplares.
O formato hidrodinâmico lhe proporciona uma maior velocidade na hora de girar a cabeça. E também porta um maior numero de ampolas de Lorenzini, que tem a função de detectar campos magnéticos tão minúsculos quanto o batimento cardíaco de pequenos peixes.
A reprodução dos tubarões-martelo ocorre uma vez por ano, e têm 20 a 40 filhotes a cada cria.
O ritual de acasalamento do tubarão martelo é muito violento, onde o macho persegue e morde a fêmea até esta ceder aos seus avanços. Diferente de outros tubarões, a fecundação é interna. Os ovos são incubados dentro do corpo da fêmea ao longo de 10 a 12 meses, alimentados através de um órgão similiar ao
cordão umbilical dos mamíferos, até esta dar à luz. A espécie não presta cuidados parentais às crias, deixando-as à sua própria sorte assim que nascem.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tubarão Negro


Os Tubarões negros são encontrados em margens de Recifes e é um dos maiores tubarões que habitam os mares do Texas.
O maior tamanho encontrado foi de 3,5 metros.Sua cor é cinza muito cura e seus dentes são extremamente afiados.
Tubarões negros nadam no oceano atrás de comida rápida, normalmente lulas, linguado e estrela do mar.Gostam de ficar no fundo, onde possuem uma maior resistência.
Ele pode ser perigoso ao homem.

Tubarão Tigre


O tubarão tigre (Galeocerdo cuvier) é um tubarão da família dos carcarrinídeos de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais.Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade. É agressivo, porém muitos dos casos de ataques relacionados ao tubarão-tigre são ataques de outros tubarões, em especial o cabeça chata (bullshark), é um tubarão que possui uma grande curiosidade com mergulhadores, quase não os atacando. Sua pesca comercial é realizada com espichel e rede pesada. O seu nome provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece.
O tubarão-tigre é um predador perigoso, conhecido por se alimentar de um reportório notável de coisas. A sua dieta inclui normalmente peixe, focas, tubarões menores,
lulas e até tartarugas. Já foram encontradas botas, latas de conserva e pedaços de pneus no seu trato digestivo.
O tubarão-tigre encontra-se em terceiro lugar, ultrapassado pelo tubarão-branco (segundo) e pelo cabeça-chata (primeiro), no que toca ao número de fatalidades humanas, e é considerado, junto com o tubarão-branco, o tubarão-cabeça-chata e com o tubarão-de-galha-branca-oceânico, um dos mais perigosos para o ser humano.